10 Propostas de Redução de Custos na Indústria

  • 1. Redução de mão de obra direta: troca de operadores por robôs. Na linha de produção principalmente em situações críticas e paralisações, há a possibilidade de continuar operando 100% com o uso robôs. O intuito é manter a produtividade e não gerar desemprego. A proposta foca em aumento de robotização, capacitação de equipe para operar robôs remotamente e realocação de bons funcionários para funções especializadas.

     2. Redução de custos de manutenção: troca de sensores frágeis por sensores robustos na linha de produção. Sensores frágeis que quebram com facilidade e com certa frequência paralisam as máquinas e a produção por alguns minutos. Trocando estes por sensores melhores e robustos, ainda que mais caros, a probabilidade de parada de máquina para manutenção fica infinitamente menor. Com o cálculo do Retorno de Investimento é possível enxergar nitidamente a redução de custos de manutenção por máquina parada X investimento em melhores equipamentos. (Complete seus dados abaixo para ter acesso a ferramenta de cálculo de retorno de investimento - ROI).

    3. Redução de estoque de manutenção: padronização de itens do estoque. Ao fazer a redução de itens e a padronização de produtos por tipo e marca/fornecedor, é possível simplificar e reduzir tempo de manutenção, tanto pela organização quanto pelo atendimento mais rápido da produção. Essa proposta consiste em testar aplicações e fazer a correlação de produtos que sirvam perfeitamente para manutenção solicitada.

     4. Redução de riscos de acidentes: aquisição de equipamentos de segurança modernos, como cortina de luz, chave e scanner de segurança. Afim de evitar acidentes e paradas de máquina, a instalação desses equipamentos de segurança nas linhas é fundamental para a produtividade evitando o afastamento de operadores, substituições, maiores custos de manutenção, custos jurídicos e processuais.

     5. Redução de custos indiretos: a torre de resfriamento é um item muito comum em diversas fábricas que necessitam de refrigeração. Quando há a parada da torre pela falta circulação de água fria, há também prejuízos com a parada de produção. Nossa proposta é a utilização de um sensor que monitora em tempo real o fluxo e consumo de água, ou seja, a água pode ser gerenciada. Esse sensor também irá proteger o equipamento contra sobrecarga e danos ao produto.

     6. Redução de custos de qualidade: Recall é o acontecimento que gera os maiores custos para uma indústria e temos 2 soluções relacionadas.

      - Com a implantação da Rastreabilidade de Cadeia é possível identificar em qual passo, em qual horário, em qual produto e fornecedor foi identificado o defeito e ver exatamente onde esse produto passou, desde o começo da produção até o cliente final. Com o uso do marcador a laser e leitor de códigos, é possível implantar esse método, identificar e corrigir rapidamente o processo.

     - Implantação de rastreabilidade interna. Registrar cada um dos processos internos e operações que foram realizadas em determinado produto. Se algum processo não estiver correto, é possível identificar e minimizar retornos e custos adicionais. A proposta é rastrear o número de série do produto, com o código marcado na peça e atrelar a esse código os testes realizados e informações de produção para análises e correções. Mais uma proposta em que o leitor de códigos é indicado.

     7. Redução de custos de material direto: trocar impressoras inkjet, impressoras de etiquetas e máquinas de micropunção por marcadores a laser. Papéis e cartuchos de tinta estão sendo cada vez menos utilizados visto que a marcação a laser traz mais segurança, qualidade de marcação e durabilidade do código. Essa proposta consiste em troca de tecnologia, indicada para todos os tipos de indústria.

     8. Capacitação da equipe: atualização de metodologias com treinamentos e cursos que tragam redução de custos no dia a dia do colaborador. Equipes mais preparadas para lidar com eventuais paradas de máquina, trocas a manutenções.

     9. Redução de processos administrativos: trocar pedidos de orçamentos diários que resultam em abertura de requisições de compras, análises de propostas, negociações, aprovações e emissões do pedido de compras (que geralmente levam dias para conclusão), por um contrato com o fornecedor. Essa proposta não só reduz o processo administrativo como também o prazo de entrega e consequentemente diminui os estoques e os custos tributários.

    10. Prepare-se para a Indústria 4.0: esse conceito ainda é muito amplo e por isso é preciso se preparar pois a Indústria 4.0 vai chegar e aqueles que se adaptarem mais rápido estarão reduzindo custos de implantação que levam tempo e necessitam de planejamento prévio. Além da tecnologia da informação, a indústria 4.0 é feita de máquinas inteligentes, monitoramento, interface homem-máquina, robôs, sistemas de controle e sensores. Essa proposta consiste inicialmente na aquisição de sensores, fundamentais para dar início à essa jornada.


    Conheça nossas soluções e conte com a 

    KEYENCE na sua redução de custos.


    Faça seu cadastro e baixe 
    nosso material exclusivo.

Garantimos 100% de privacidade - suas informações nunca serão compartilhadas.

Declaração de privacidade

Benefícios para membros

  • Downloads instantâneos de documentos
  • Resposta rápida para cotação de preços
  • Registre apenas uma vez, acesso ilimitado

Registrar

Passo 1/3

Não conseguimos localizar uma conta existente da KEYENCE para o endereço de e-mail que foi inserido. Preencha o formulário de registro abaixo para prosseguir. Não será necessário preencher novamente esse formulário no futuro.