Histórico de pesquisas
    Models ( itens)
      Palavra-chave
        1. Página inicial
        2. Soluções
        3. Estudos de casos

        Estudos de casos

        Medindo perfis para a Faurecia Interior Systems

        Ao utilizarem o sensor LJ-G da KEYENCE, os fabricantes de equipamentos para carros automatizaram a inspeção das fendas de acionamento de airbags em painéis de carros. Esse fato assegurou a realização de medições estáveis e garantiu o retorno rápido do investimento.

        O Grupo Faurecia é reconhecido pelos seus conhecimentos especializados na área do design, desenvolvimento, fabricação e fornecimento de peças de OEM. Com 320 instalações em 34 países, incluindo 30 grandes centros de I&D, o Grupo Faurecia é líder mundial em cada um dos seus segmentos comerciais - Bancos para carros (líder mundial em estruturas e mecanismos de bancos), Sistemas para interiores (líder mundial), Tecnologias de controle das emissões (líder mundial) e Equipamentos para exteriores (líder mundial).

        É utilizada na sua fábrica de sistemas para interiores uma estação de inspeção projetada no centro de I&D da Faurecia Interior Systems situado em Méru na França.

        Inspeções para garantir a segurança do passageiro?

        Os estofados dos painéis de carro possuem pequenas fendas que permitem que o airbag seja acionado caso ocorra um acidente. Se forem fabricadas de forma incorreta, essas fendas podem impedir que o airbag seja acionado de forma adequada comprometendo assim a segurança do passageiro. Através da triangulação laser, todas as fendas de painéis de carro são digitalizadas e convertidas em um perfil com 800 pontos com o

        objetivo de determinar a sua espessura residual como, por exemplo, a espessura do estufado no ponto mais fundo da fenda.

        “Costumávamos efetuar essas medições manualmente com um microscópio. Além de ser um processo demorado, exigia também a destruição das peças a medir Consequentemente, decidimos que necessitávamos de uma solução de medição sem contato que fosse fácil de integrar e que permitisse a repetibilidade”, explica Lionel Marlier, Responsável pela Regulamentação em Matéria de Segurança da Faurecia Interior Systems.

        O LJ-G é um sensor de deslocamento a laser a 2D que pode realizar medições imediatas em linhas de produção. Apresentando um controlador, um monitor e cabeças do laser, o ponto forte do LJ-G é a sua facilidade de utilização. O menu de confi guração do LJ-G foi projetado de forma que até os usuários menos experientes possam confi gurar facilmente as opções, sendo que o seu software de suporte permite a fácil confi guração através de um PC. Além disso, os dados podem ser exportados para uma planilha de forma a serem analisados.

        “O LJ-G foi muito fácil de integrar e as medições por si efetuadas revelam-se estáveis sem que seja necessário efetuar nenhum tipo de ação especial da nossa parte”, acrescenta Sr. Marlier.

        Apesar dos estofados de painéis de carro serem de cor preta, branca ou marrom, o LJ-G não é afetado pela cor nem pelas condições de iluminação devido ao fato de possuir um sensor de imagem E3-CMOS. Desenvolvido para aplicações de detecção industriais, o sensor possui um alcance dinâmico 300 vezes mais amplo que o de sensores convencionais. Consequentemente, este sensor pode efetuar medições em superfícies de todas as cores e com qualquer tipo de refl exos.

        Além disso, o LJ-G inclui ainda uma função de ajuste da posição, permitindo a realização de medições estáveis mesmo quando os objetos estão mal posicionados ou apresentam uma inclinação.

        A série LJ-G garante uma repetibilidade de ± 1 mícron e apresenta uma velocidade de amostragem de 3,8 ms. “As inspeções são agora realizadas em metade do tempo e podem ser efetuadas na área de produção, melhorando assim a nossa efi ciência,” salienta Sr. Marlier.

        “Além da solução automatizada da KEYENCE garantir a melhoria contínua da qualidade, revela-se também uma opção rentável. As inspeções são mais rápidas e não destrutivas, não necessitando ainda de um envolvimento tão grande por parte do ser humano. Como resultado, os valores gastos no LJ-G foram recuperados em menos de um ano e a sua aquisição aperfeiçoou a exatidão das nossas medições”, conclui Sr. Marlier.

        PRODUTOS RELACIONADOS